Hoje é dia da Padroeira

Seria impossível que uma pequena imagem, pequena mesmo, se tornasse símbolo da Fé de um povo tão grande, grande mesmo, se não fosse enviada por Deus.

Sem dúvidas hoje não é Páscoa (nada se compara), mas a alegria é enorme, enorme mesmo.

Essa é imagem original achada pelos humildes pescadores no rio.

Essa é imagem original achada pelos humildes pescadores no rio, exposta na Basílica Nacional em Aparecida do Norte.

Viva Maria, mãe de Deus e nossa‼ Viva Maria, mãe da Igreja‼

A Tradição cristã está tão profundamente enraizada no país do povo-de-pele-morena que os símbolos que representavam somente a Santa Igreja passam a ser símbolos nacionais. De forma proveitosa e danosa (infelizmente nem tudo tem somente lado bom) a Tradição misturou-se ao povo, sustenta-o, mostra seu passado e auxilia a determinar seu futuro. Isso sem dúvidas é bom, afinal nossa catequese iniciou-se séculos atrás com o beato José de Anchieta. O lado meio chato é a mistura não bem conduzida com outras religiões, com política ou com uma visão distorcida dos preceitos religiosos.

Um exemplo que reflete que somos indiscutivelmente um povo da Cruz é o outro Comemorado no dia 12 de outubro: o Cristo Redentor. Idealizado, financiado, construído e abençoado pelos fiéis católicos, hoje o Cristo não tem somente a simbologia cristã da redenção; seus braços abertos conduzem um abraço àqueles que chegam na cidade de São Sebastião. O Cristo Redentor expõe de forma muito sutil os mistérios cristãos e cariocas, expõe que o fim da crucificação é a ressurreição.

“de braços abertos sobre a Guanabara”

Mãe e Filho, com o Pai e o Espírito, fazem descer do Céu ao povo da terra brasilis as bençãos necessárias para que, apesar dos desagravos cotidianos, continuemos a ser um povo feliz, com “paz constante e prosperidade completa”, num lugar “abençoado por Deus e bonito por natureza”.

Salve Regina.

Anúncios

Discorde aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s