“Ao vencedor as batatas”; ao escritor a posteridade

Nem que se espremessem todos os posts desse blog, nem que se procurassem construções por todo essa minha bagunça de palavras, nem que se buscasse com o desespero de criança que perdeu um brinquedo, haveriam de encontrar nesse espaço  uma história tão bem contada (e imaginada), uma palavra tão bem colocada, uma construção tão bela como as de Machado de Assis.

Sou um amante das artes europeias, um enamorado da herança greco-romana. A arte do Velho Mundo (e põe velho nisso) é para mim um referencial, o meio e o fim das demais artes – artistas do Novo Mundo e do Extremo Oriente, de diferentes épocas, por vezes atingem esse elevado grau de maturidade artística. Machado de Assis, sem dúvidas, sem contestações e sem concorrentes, é o brasileiro que melhor representou esse povo de pele morena nos eternos panteões da Arte Europeia.

Ao mesmo tempo que dedico essa simplória postagem em honra ao centésimo terceiro aniversário de falecimento, uso-a para agradecer pela consolidação do prazer da leitura em mim.

Machado foi o primeiro “livro-de-gente-grande” que li. Até hoje me vejo com grande similaridade com um de seus personagens, espero só ter um final diferente.

Meu primeiro Machado

**–

Como será que Machado reagiria ao ver a favela da Providência ocupada pela polícia e ficar tudo como no século passado? Ao ver a Capital do Império se perfumar mais a própria Paris ou assistindo ao noticiário sobre a corrupção na Capital da República? Ou vendo a Regina Duarte incorporar Helenas e mais Helenas?

Bem, nesse caso não precisa ser um gênio para saber a resposta. Perceberia que tudo continua na mesma. Nem pior nem melhor, apenas continua sendo o Rio de Janeiro, sem ser Imperial ou Republicano, apenas com mais funk.

Pobre Machado.

Anúncios

Discorde aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s