Mensagem de Páscoa

Passado o tempo da Quaresma e da Semana Santa nós chegamos a plenitude da vida: com Cristo chegamos a vida eterna. Jesus tendo sido o primeiro, Ele nos alcançará, na consumação do tempo e da história, a ressurreição.

Páscoa não é chocolate. Páscoa é passagem da escravidão para a liberdade, se outrora os judeus celebravam a liberdade dos egípcios, hoje nós celebramos o fim da nossa escravidão para o pecado.

A Santa Igreja convida os fieis a se preparem para a Páscoa anual, e da mesma forma convida continuamente para mudar de vida em vista da Páscoa individual, quando em virtude da morte seremos julgados conforme nossos atos e provaremos da infinita Misericórdia Divina.

Com a alegre acolhida de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), com seu exemplo de humildade e vontade de perpetuar para todo o sempre sua permanência (Quinta-feira Santa), sua dócil e livre entrega por nós (Sexta-feira Santa), o silêncio durante o dia e grande júbilo durante a mais santa das Vigílias (Sábado Santo). Com tudo isso nós chegamos na mais importante data do calendário cristão. Os eventos ocorridos na Semana Santa marcaram profundamente os últimos 2000 anos da história Ocidental. Para honra da Santíssima Trindade, para a exaltação da fé católica e incremento da religião cristã muitas obras em toda sorte do conhecimento humano foram feitas. Isso somente porque Cristo mostrou que a morte não é o fim. Com morte para o mundo nascemos para Cristo.

Quão bom é Deus que não permite que seu povo sofra ou viva em luto por muito tempo! Se na Sexta-feira nossas músicas eram tristes e os altares desnudos já no Sábado nossa alegria é cantada ao som dos sinos para que no Domingo vivamos a transbordante alegria pascal, sob a luz que não se apaga‼

Um dos mais belos e antigos textos litúrgicos é lido no Sábado da Vigília Pascal; o Exultet resume o sentimento da grande misericórdia de Deus: é tão maior o Redentor que o pecado original de Adão.

Permita Deus todo-poderoso que um dia possamos, não por nossos méritos mas pela sua misericórdia, participar da Sua Glória, junto com todos anjos e santos, com a Virgem Santíssima foi a primeira a ser elevada aos Céus por graça de Deus.

Feliz Páscoa, leitores. Que Cristo seja o farol de nossos corações.

Anúncios

Discorde aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s