As Cinzas da fé – Mensagem de carnaval

Em tempos recentes me disseram que sou menos cristão que um comunista; não que seja perfeito, eu – como todos os seres humanos – tenho minha cota de pecados. Contudo, falaram-me isso em tempo oportuno, pois no caminho da vida sempre temos que rever nossas posições, mesmo que e principalmente se formos comparados com tamanha amplitude.

**–

Ainda não parei para refletir e estudar sobre o assunto, mas creio que é próprio do ser humano por festas profanas antes de festas santas, por exemplo, o Halloween (do inglês arcaico, véspera de halo). Essa festa, das bruxas, é comemorada dia 31 OUT, portanto um dia antes da solenidade de Todos os Santos, 1º NOV. E claro o Carnaval…

Antes duas informações: PRIMEIRA – Cristão significa “aquele como Cristo; adepto de Cristo”. SEGUNDO – O Cristianismo é regido não pelo ano civil, mas sim pelo ano litúrgico, onde é celebrada a vida de Cristo, a memória Dele é relembrada. E aqueles que querem ser como Cristo e Seus adeptos devem viver conforme Ele viveu. OK, de volta ao Carnaval.

Segundo minha análise prévia conforme o povo, se há festa santa deve haver festa profana anteriormente. Também segundo a tradição cristã, a celebração do domingo e das solenidades começam na tarde do dia anterior. Nesse momento, você estimado leitor, deve estar achando que isso aqui não é uma mensagem de carnaval, mas sim uma catequese. Avance um pouco mais e logo verás que até mesmo a esbornia tem lógica.

A festa santa que sucede o carnaval é a Quaresma, período de 40 dias de penitência e conversão. Como dito anteriormente, a Igreja prega a vida de Jesus no ano litúrgico, esses 40 dias são a memória de quando Ele ficou 40 dias no deserto. E deserto não é bem um lugar legal de se passar as férias com a família e amigos, muito menos solitário. Lá não tem McDonald’s, Habib’s e afins. Lá é um lugar onde você só pode fazer uma coisa: pensar! E hoje em dia esse verbo é pouco conjugado na primeira pessoa do singular.

A Quaresma por sua vez convida as pessoas a pensarem sobre sua vida, para se preparem para uma data que vem depois dela, a Páscoa – a data mais importante do cristianismo. Agora vamos começar a juntar os parágrafos.

Se a preparação para uma solenidade dominical começa na tarde do sábado, a preparação para a Páscoa começa 40 dias antes. Vão querer comparar a intensidade do Halloween com a do Carnaval? Quiseram por a austeridade de 40 dias ‘compensada’ em 4 dias. O resultado? Nós temos o melhor carnival do universo, especialidade das terras tupiniquins…

Enfim, eu não acredito que meus leitores me lerão durante o carnaval, há coisas ‘melhores’ a serem feitas; mas desejo que ano que vem possam ter um carnaval mais light mais tranquilo mais cristão (mesmo em doses comunistas, é um começo) . Divirtam-se e alegrem-se com juízo e responsabilidade, pois finalmente o ano de 2011 vai começar na terra brasilis.

**–

Tenho esperança na Piedade divina e em Sua Justiça. Que nesse período eu possa refletir meus atos e ações. Que nós possamos.

Um pensamento sobre “As Cinzas da fé – Mensagem de carnaval

  1. Pequena nota, de forma a me manter bobo como sempre fui: um Habib’s no deserto cairia bem e estaria no mesmo campo semântico.

Discorde aqui

