Esquenta

Esse é um programa. Um bom programa para as tardes de domingo. Caramba!? O esnobe e arrogante do Leandro elogiando um programa de cultura popular? Fim dos tempos, devo fugir às montanhas? Não, caros leitores, não é o fim dos tempos.

Porém eu elogio, sim, o formato do programa, a qualidade e espontaneidade da apresentadora e dos convidados, grandes expoentes da cultura popular, sobretudo da boêmia cidade do Rio de Janeiro. Eles não são funkeiros aleatórios ou pagodeiros melodramáticos, mas sim verdadeiros sambistas. Não gosto de pagode, mas aprecio o samba de raiz, dos antigos. Nessa óptica o programa é um sucesso redundante, uma miscigenação muito bela das culturas.

É um programa alegre, onde se aprende fatos e histórias muito interessantes com a velha-guarda das escolas de samba. E não há melhor coisa que escutar e aprender com pessoas mais velhas, pessoas que já andaram por muitos mais caminhos que nós jovens (maior parte de meus leitores são jovens). Santa experiência!

Como não costumo escrever sobre televisão, aproveito o post para falar sobre aquela que acredito ser a melhor emissora aberta. A TVBrasil, televisão pública da União, é ímpar no Brasil; a qualidade do seu sinal é ruim, mas a qualidade dos seus programas é boa. Destes eu chamo a atenção para o Sem Censura.

A ideia dele é quase a mesma do Esquenta: uma mesa redonda. A receita também é quase a mesma, convidados de relevância pública e apresentadores bons, no caso do Sem Censura é a Leda Nagle (viva ela). Os convidados da Leda são muito mais a minha cara, verdade, contudo também me regozijo com os da Regina. Também um aceno para o Roda Viva, da TVCultura.

Esses programas são verdadeiras fontes de estudos antropológicos, não o BBB.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Esquenta

  1. Sabe quais canais eu tive uma vez a oportunidade de ver e que não me decepcionaram? TV Câmara e TV Justiça. Bons documentários e debates. Não assisto muito a eles, mas possuem boa qualidade, ao contrário do pensamento da maioria.

    • De fato esses dois canais tem programação muito boa, a forma como temas são propostos e debatidos é muito bem elaborada. Outra boa coisa é a transmissão ao vivo dos discursos dos congressistas, de tal sorte que você pode tomar sua opinião sobre eles sem cortes, censuras ou influências da grande midia.
      Definitivamente não são canais populares.

Discorde aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s