Estar certo é crime

Na maioria dos países ocidentais, o carros devem parar no sinal vermelho para os pedestres passarem. Isso vale até mesmo na terra onde tem palmeiras e os sabias cantam.

Hoje na volta para casa, atravessando a rua, após esperar o sinal para carros ter ficado vermelho, um carro quis avançar. Era da polícia do estado do Rio de Janeiro. A lei é clara ao dizer que carros do Corpo de Bombeiros e Polícia podem ‘furar’ se o aviso sonoro estiver ligado, não somente a luz pisca-pisca. Como o carro estava todo apagado, era só um carro oficial. E pus-me a andar, o motorista não gostou de ser obrigado a parar (ou me atropelaria) e falou alguma coisa que dava a idéia que ele podia me prender. Olhei para ele e gentilmente sacudi a cabeça negativamente.

O bastante para despertar a ira e ele continuar a falar, mesmo após o carro ter começado a andar. Eu nada mais fiz.

Agora vejamos, onde mais ninguém respeita a lei? Onde mais você advertir alguém do erro é razão para ser ameaçado? Não quis tomar nota oficial, nesse caso não seria propício, porque o policial talvez achasse que eu era mais um idiota-leigo-que-não-sabe-seus-direitos-e-deveres. E também não o culpo. O sistema de nossa sociedade está falido.

Na maioria dos países ocidentais, segue-se a Lei Romana, vale o que está escrito. Isso vale até mesmo na terra onde tem palmeiras e os sabias cantam. Não cometi um crime, sei disso. E não acho que seja ofensa mortal advertir alguém de seu erro de forma educada.

É preciso agirmos, mesmo que seja num protesto silencioso como esse. Estou farto de passeatas inócuas. Todos temos direitos e deveres, se soubermos quais são, será o melhor caminho para a evolução social. Pensar é a melhor arma. Sem dúvidas tive medo deles fazerem algo, como me matarem, mas sinceramente não agüento mais esse país como está.

Vamos agir? Ainda há salvação para terra brasilis. Somos jovens, quem mais fará isso se não nós? Medo temos, como eu tive, mas um balançar de cabeças era tudo que a lei me permitia naquele momento; se fizermos somente o que a Lei manda faremos tudo.

Mas para fazer antes é preciso conhecer.

Um pensamento sobre “Estar certo é crime

Discorde aqui

