Emoção e Nação

Com a chegada da copa do mundo FIFA de futebol, nós, povo brasileiro – em sua maioria sedento por futebol –, temos os sentimentos sobre a nação exacerbados. Eu não.

Li que a rica Alemanha estava com auto-estima fraca das pernas e após a Copa voltaram a ter amor pela pátria (Alguém mais associou amor-próprio a Guerra Mundial?). E é esperado que a Copa tenha o mesmo efeito na pobre áfrica do sul.

Mas o tema de post não é esse. Então qual é? Reparou nesses vídeos abaixo (as imagens costumam chamar mais atenção)? Eles são de paradas militares de três países, EUA, Rússia e China. Resolvi postá-los porque a diferença entre eles é nada menos que incrível. Vejamos:

  • O vídeo americano é de uma das cerimônias de posse do Obama. Uma data solene por si. Mas repare no pessoal que desfila; há no rosto o pensamento “estou aqui desfilando porque eu quero e porque eu votei nele[ou não]”. Natural numa democracia madura, não precisam demostrar a ninguém a força (já fora mostrada); o conceito de liberdade corre nas veias. O desfile é simplesmente natural e o momento fala por si.
  • Esse, pasmem, é o meu favorito: o russo‼ Escolhi um vídeo que mostra o desfile da vitória (tradição na USSR e na Rússia atual) ao som do hino soviético (A Internacional) em inglês. Eles, até hoje, tentam fazer dessa parada uma demonstração ao mundo do poder e gloria que tem/tiveram. O sistema deles precisa que o povo/todos sejam lembrados dessa grandeza, ainda que falida. E essa demonstração de pseudo-poder é feita com todo nacionalismo, é recheada de emoção e beleza, mesmo em alguns pontos tendo problemas técnicos e a obrigação de ver Stalin, eca.
  • O terceiro e pior é o da China. É algo impecavelmente perfeito, não é humano, é robótico! Eles precisam desse tipo de afirmação, coitados. Se querem tanto ser algo para o Ocidente deviam pensar sobre a frase “para erra bastou ser humano”

http://www.youtube.com/watch?v=k1KreBkLa_o&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=OFPw5NTi1NQ&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=ru-xQac_sWw&feature=player_embedded

E se você, caro leitor, chegou até aqui veja esse vídeo no qual simples marinheiros fazem um show. O Ocidente não precisa de aprovação externa de sua força, o tempo se encarregou de dar-lhe a fama. (observem que o cara é negro)

http://www.youtube.com/watch?v=xWGU3mpfRoM&feature=player_embedded

Anúncios

2 pensamentos sobre “Emoção e Nação

  1. Léo, aceite que vc é BRASILEIRO. Pare de idolatrar tudo o que está lá fora, principalmente nos EUA.

    Achei uma falta de respeito as letras minúsculas em África do Sul.

Discorde aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s